Aparelho ortodôntico: saúde x estética

Aparelho ortodôntico: saúde x estética

Muito além de corrigir a posição dos dentes para fins estéticos, os aparelhos ortodônticos tem uma grande importância para a saúde do paciente. Eles têm o poder de melhorar a mastigação, a fala, a qualidade da respiração, entre outras coisas. 

O tipo de aparelho mais adequado para cada pessoa depende de uma avaliação do ortodontista (dentista especializado na colocação de aparelhos fixos ou móveis e seu tratamento). Veja abaixo as principais categorias de aparelhos ortodônticos:

Preventivos: servem para evitar a falta de encaixe entre as arcadas dentárias, que prejudica o desenvolvimento dos dentes. 

Interceptativos: têm a intenção de interromper processos da má-oclusão (a má relação entre a maxila e a mandíbula), com o objetivo de evitar problemas mais acentuados. 

Corretivos: é utilizado em casos quando a má-oclusão já está estabelecida e o propósito é trata-la com o auxílio de aparelhos mais complexos.

Pré-protéticos: servem para movimentar alguns dentes e, assim, possibilitar a confecção de próteses e implantes.

Orto-cirúrgicos: problemas mais sérios de má-oclusão que estão associados à alteração nos ossos da face são tratados por este tipo de aparelho juntamente a procedimentos cirúrgicos. 

A correção dos dentes pode criar um sorriso bonito, mas o mais importante é que o tratamento ortodôntico resulta numa boca mais saudável. Confira alguns dos benefícios da ortodontia para a saúde:

Ajuda a prevenir dores de cabeça

A dor de cabeça pode surgir por causa de tensão muscular ou pelo mal funcionamento do sistema mastigatório, devido ao encaixe incorreto dos dentes. Por também tratar problemas ósseos, a ortodontia pode ajudar nesse problema.

Melhora a dicção e a respiração

Quando uma pessoa possui problemas nas bases ósseas, como o maxilar e a mandíbula, ela pode ter alterações na fala e na respiração. Esses tipos de problemas podem ser corrigidos com aparelhos ortodônticos.

Contribui para o tratamento de problemas gástricos

Muitas doenças no sistema gástrico surgem por causa da mastigação incorreta. Quando um aparelho ortodôntico corrige a mordida do paciente, propicia uma mastigação de melhor qualidade, melhorando assim a digestão. 

Melhora da saúde bucal

A correção dos dentes, com o alinhamento correto, traz facilidades na higienização dental. Com isso, é possível reduzir os riscos do surgimento de problemas como a cárie. 

Aqui no COSB fornecemos atendimento odontológico especializado para mais de 5.000 pessoas todos os meses através de nossas modernas clínicas. Entre em contato e agende sua consulta!