Aparelho ortodôntico: saiba quando iniciar o tratamento

Aparelho ortodôntico: saiba quando iniciar o tratamento

Corrigir o alinhamento dental é um dos principais motivos que levam as pessoas às clínicas odontológicas do mundo todo. Segundo uma pesquisa da AAO (Associação Americana de Ortodontia), cerca de 66% da população sofre com algum problema relacionado ao mau posicionamento dos dentes.

O aparelho ortodôntico tem o objetivo de corrigir o alinhamento dos dentes e de resolver ou amenizar problemas com a articulação dentária. Ele pode ser utilizado para fins funcionais e/ou estéticos.

Em todo caso, apenas um ortodontista pode definir qual é o momento correto para iniciar o tratamento. O profissional pode recomendar o uso do aparelho para tratar diversas disfunções, como apinhamento (excesso de volume dentário), diastema (dentes separados), mordida aberta e mordida cruzada, entre outras.

Normalmente, os pais buscam algum tratamento apenas quando observam alguma alteração na posição dos dentes das crianças. Porém, na maioria das vezes, o problema nessa fase já está instalado e pode ser mais difícil de ser revertido. 

Portanto, é importante buscar uma avaliação médica o quanto antes para o ortodontista possa identificar se há sinal de algum problema antes mesmo que ele se torne mais sério. 

A avaliação precoce também é importante para detectar a existência de alguns fatores que podem causar alterações no crescimento e no desenvolvimento das estruturas da face. Ou seja, quanto mais rápido for o diagnóstico e a intervenção, melhor será a resposta do tratamento e a correção de qualquer que seja o problema.

Aqui no COSB fornecemos atendimento odontológico especializado para mais de 8.000 pessoas todos os meses através de nossas modernas clínicas. Entre em contato e agende sua consulta!