Aparelho fixo x aparelho móvel

Aparelho fixo x aparelho móvel

Existem diversos tipos de aparelhos que podem ser usados em tratamentos ortodônticos, eles são divididos entre os fixos e os popularmente chamados de móveis. Cada tipo é usado para tratar problemas específicos. Abaixo, apresentamos algumas características e diferenças entre os dois tipos de aparelhos ortodônticos. Confira!

Aparelho móvel

Também é chamado de aparelho removível. Assim como o nome sugere, ele pode ser retirado a qualquer momento. Este tipo de aparelho geralmente é feito a partir de um molde da boca do paciente.Os aparelhos móveis são normalmente utilizados em crianças com potencial de crescimento, pois tem a função de estimular, inibir ou redirecionar a formação óssea. Além disso, sua eficácia depende, em grande parte, do empenho do paciente no tratamento. O ideal é que eles sejam utilizados na maior parte do tempo, sendo retirados apenas durante as refeições e higienização bucal.

Normalmente colocados em crianças e adolescentes durante a fase de crescimento, inibindo ou estimulando o desenvolvimento dos ossos, ou ainda, redirecionando uma tendência de crescimento desfavorável. Exceção feita aos alinhadores dentais, que são usados tanto em crianças quanto em adultos para corrigir o posicionamento errado dos dentes.

Aparelho fixo

Os aparelhos fixos possuem uma colocação complexa e só podem ser colocados e removidos pelo dentista especialista em ortodontia.

Eles, normalmente, têm uma capacidade corretiva maior do que a dos aparelhos removíveis para corrigir problemas mais complexos ou graves.

Esse tipo de aparelho requer maior cuidado na hora da higienização bucal. É necessário usar fio dental e uma escova interdental para evitar o acúmulo de comida e a formação de placas bacterianas.

Quem usa esse tipo de aparelho devem ir ao ortodontista mensalmente para fazer a manutenção do aparelho.

Como escolher a melhor opção?

Apenas um profissional de ortodontia saberá informar qual o melhor tipo de aparelho para cada tratamento. Um ortodontista pode fazer uma análise criteriosa da situação da sua boca, considerando qual é o método mais indicado e orientando você sobre a aplicabilidade de cada um deles.

Se você busca um sorriso perfeito, não perca mais tempo! Entre em contato com o COSB e agende sua consulta.