DIADEMA: (11) 4056-8100 | MAUÁ: (11) 4513-7644 | SA - CAMPOS SALES: (11) 4316-8600
SBC - MEGA: (11) 4122-9700 | SBC - MATRIZ: (11) 4125-7380 | SBC - PALERMO: (11) 4129-1111
imagem banner cosb

UMA UNIDADE



Sempre perto de você!

COM VOCÊ



Em todas as etapas da vida...
faixa vermelha
laptop 2 via do boleto

IMPRIMA A 2º VIA DO SEU BOLETO AQUI!
Selecione onde foi atendido:
Palermo
Santo André
Mega Cosb
Mauá
Insira seu CPF:

TUDO SOBRE ORTODONTIA

seta cosbA saúde começa pela boca
Você já parou para pensar que todos os nutrientes que seu corpo precisa para sobreviver tem como porta de entrada a sua boca?

E que tudo que você come ou bebe se misturam aos microorganismos que se encontram em sua boca e vão direto para o estomago? Ou até mesmo na hora em que você não está comendo ou bebendo eles vão para lá através da saliva?

É certo que muitos microorganismos que existem em nosso corpo são benéficos, mas que em excesso nos causam prejuízos e não só ao meio bucal, como cáries e gengivite.

Portanto escovar os dentes sempre que se alimentar, passar o fio dental para limpar entre os dentes pelo menos uma vez ao dia (e de preferência antes de deitar porque é na hora que você está dormindo que eles fazem a festa), é imprescindível para sua saúde bucal e de todo o seu organismo.


seta cosbQUAL É A REAL FINALIDADE DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO?

Corrigir os dentes “tortos” melhorando sua função (correta mastigação), a estética (sorriso bonito) e a articulação mandibular que muitas vezes ocasionam dores de cabeça e ouvidos.


seta cosbPOR QUE OS DENTES FICAM “TORTOS”?

Há dez razões principais:

  1. 1 – Hereditariedade (defeito passa de pai para filho).
  2. 2 – Defeito de formação (ossos e dentes podem se formar erradamente)
  3. 3 – Traumas (no parto ou após, tais como quedas e batidas).
  4. 4 – Alimentação inadequada (alimentos moles e pastosos que não estimulam os músculos e o crescimento dos ossos).
  5. 5 – Hábitos viciosos (chupar chupeta, dedo, lábio, roer unha, etc...).
  6. 6 – Má posição da língua devido a respiração bucal.
  7. 7 – Extração de “dentes de leite” prematuros
  8. 8 – Extração de “dentes de leite” tardia
  9. 9 – Extração de dentes permanentes. Principalmente dos primeiros molares permanentes que nascem por volta dos 6 anos de idade e os pais não lhe dão a devida importância, por pensarem que são “dentes de leite”. Na verdade, o que ocorre, é que os primeiros molares permanentes nascem sem que um “dente de leite caia”, pois eles nascem no fundo da boca devido ao crescimento das arcadas dentárias, o mesmo ocorrendo com os segundos e terceiros molares, por volta dos 12 e 18 anos respectivamente.
  10. 10 – Cáries.
seta cosbO QUE É TRATAMENTO ORTODÔNTICO?

É o tratamento que procura corrigir problemas de má posição dos dentes.

seta cosbO QUE É TRATAMENTO ORTOPÉDICO?

É relativo a problemas ósseos dos maxilares (falta ou excesso de crescimento, desvios, etc.) Este tipo de tratamento só pode ser realizado antes do término do crescimento puberal (por volta dos 12 anos), quando praticamente se encerra o crescimento ósseo dos maxilares.

seta cosbO QUE É TRATAMENTO COMBINADO?

Quando o paciente ainda é jovem (8 a 12 anos), se necessário, o tratamento pode ser iniciado com ortopedia funcional e depois completado com ortodontia, corrigindo o problema como um todo, isto é, ossos e dentes.

seta cosbSÓ CRIANÇAS PODEM USAR APARELHOS?

Esta é uma crença antiga e errada. Os aparelhos para a correção dentária podem ser usados em qualquer idade, apenas os aparelhos ortopédicos é que não funcionam em pacientes adultos. Há casos em que uma cirurgia ortognática se faz necessário para restabelecer a função e a estética.

seta cosbQUAL A MELHOR IDADE PARA COMEÇAR A USAR APARELHO?

A melhor idade é entre 8 e 11 anos, isto é, antes da fase de crescimento puberal (puberdade), que vai aproximadamente dos 9 aos 12 anos nas meninas e 10 aos 13 nos meninos.

seta cosbQUANTO TEMPO LEVA O TRATAMENTO?

Quando se fala em tempo, deve-se levar em conta a colaboração do paciente durante o tratamento e a estrutura óssea de cada pessoa, para responder satisfatoriamente à movimentação dentária. Em média o tratamento dura de 24 a 36 meses dependendo da gravidade de cada caso.

seta cosbO APARELHO PROVOCA CÁRIES OU MANCHAS NOS DENTES?

Não, o que pode provocar estes problemas é a falta de higiene por parte do paciente. Se ele tiver boa higiene isto não ocorre.

seta cosbAPARELHO PROVOCA DOENÇA PERIODONTAL? (DOENÇAS DAS GENGIVAS E OSSOS QUE SUSTENTAM OS DENTES)?

Não, o que pode provocar doença pariodontal é a falta de escovação das gengivas que é dificultada pelo uso dos aparelhos e, portanto devem receber cuidados especiais.

seta cosbQUEM USA APARELHO DEVE ESCOVAR OS DENTES, QUANTAS VEZES POR DIA?

Os dentes devem ser escovados após a ingestão de qualquer alimento ou líquido que contenha açúcar. Nos pacientes que apresentam sangramento e / ou inflamação, as gengivas devem ser escovadas (massageadas) diversas vezes por dia (de 2 em 2 horas ou até de hora em hora)

seta cosbAPARELHO SÓ DEVE SER USADO PARA CORRIGIR PROBLEMA ESTÉTICO?

Absolutamente não. O fator mais importante é manter a saúde da Articulação Temporo Mandibular, que é a união da mandíbula (queixo) com o crânio. Quando há problemas nos dentes esta articulação se desgasta com o tempo, provocando estalos e dores intensas na região do ouvido e têmporas, além de poder causar trismos (não conseguir abrir ou fechar a boca).

seta cosb“DENTE TORTO” PODE CAUSAR CÁRIES E DOENÇAS NA GENGIVA?

Sim, além do que foi dito, este é outro grande problema, pois um dente fora de posição não pode ser higienizado adequadamente, o que leva ao aparecimento de cáries e doença na gengiva.

seta cosbPOR QUE HÁ VÁRIOS TIPOS DE APARELHOS?

A ortodontia é uma ciência que conta com um variado número de profissionais e cientistas, o que leva a criação de várias técnicas. Todas no entanto, buscam o mesmo resultado: a saúde bucal.

seta cosbO TRATAMENTO É CARO?

Este é outro conceito ultrapassado. Muitas pessoas nem sequer vão a um ortodontista quando o clínico geral os encaminha, por achar que o tratamento será muito caro. Isto é um erro. Se for levado em conta o beneficio do tratamento, o grau de conhecimento e a especialidade do ortodontista, o material utilizado e a duração do tratamento, seu preço não é caro.

seta cosbCOMO SABER QUANDO SE PRECISA DE TRATAMENTO ORTODÔNTICO?

É fácil quando a estética e/ou função de seus dentes estiverem comprometidas. Visite um ortodontista ou consulte seu dentista, ele tem conhecimento técnico para indicar, ou não um tratamento ortodôntico.

TUDO SOBRE IMPLANTES

seta cosbO QUE É UM IMPLANTE DENTÁRIO?

É um “parafuso” de titânio que rosqueado ao osso, tem a finalidade de substituir a raiz do dente perdido.

seta cosbO QUE É UM DENTE SUPORTADO POR IMPLANTE?

Após a união do implante ao osso é confeccionada uma coroa geralmente de porcelana ou resina para ser parafusada ou cimentada ao implante.

seta cosbEM QUANTO TEMPO TEREI MEU DENTE?

O implante demora de 4 a 6 meses para se unir ao osso. Só depois desse período poderá ser feita a coroa em mais ou menos 1 mês. Portanto o trabalho todo leva de 5 a 7meses para ficar pronto.

seta cosbDURANTE ESSE TEMPO EU FICO SEM DENTE?

Para preservar a estética é usado um dente provisório, porém tomando-se cuidado para não sobrecarregar o implante e dificultar sua união ao osso.

seta cosbO QUE É IMPLANTE DE CARGA IMEDIATA?

Quando há osso em quantidade e qualidade para a realização de um implante, o dente pode ser instalado imediatamente desde que no ato cirúrgico o implante consiga estabilidade, com muita resistência ao osso.

seta cosbA CARGA IMEDIATA É A MELHOR SOLUÇÃO?

A ansiedade de ter o dente perdido de volta pode levar ao insucesso. O melhor é esperar que biologicamente o implante se integre ao osso para instalar a coroa do dente.

seta cosbE SE EU PERDI VÁRIOS DENTES. PARA CADA DENTE PERDIDO, TENHO QUE FAZER UM IMPLANTE?

Não necessariamente, seu caso será analisado por um profissional que decidirá o melhor a fazer.

seta cosbE NO CASO DE DENTADURA?

As dentaduras necessitam de 2 a 6 implantes para ser fixada na boca. É praticamente inviável a substituição por implantes dente a dente, tanto economicamente como geralmente ocorre limitação do volume de osso necessário aos implantes.

seta cosbSE NÃO FICAREI LIVRE DA DENTADURA QUAL É A VANTAGEM DOS IMPLANTES?

Os implantes estabilizam a dentadura eliminando a insegurança e aumentando a eficiência mastigatória e estética.

seta cosbEXISTE DENTADURA DE CARGA IMEDIATA?

Sim. Se tivermos estabilidade de vários implantes com muita resistência ao osso, podemos instalar a dentadura imediatamente.

seta cosbPRECISO TIRAR A DENTADURA DA BOCA PARA HIGIENIZAÇÃO?

Existem 2 tipos de dentaduras sobre implantes: Suportadas por implantes e gengivas que necessitam ser retiradas da boca para higienização, chamadas de encaixe e as suportadas apenas por implantes que são parafusadas, chamadas de protocolo que não sai da boca.

seta cosbO QUE É DENTADURA DE ENCAIXE?

Também chamadas de “overdentures” se encaixam a 2, 3 ou 4 implantes através de sistemas de “ó-ring” ou “barra clip” e são iguais as dentaduras convencionais.

seta cosbO QUE É DENTADURA PROTOCOLO?

São dentaduras parafusadas a 4, 5 ou 6 implantes, confeccionadas de maneira que não necessitam ser removidas da boca para higienização. Neste caso é eliminado parte do acrílico que recobre gengivas e palato.

seta cosbO QUE É MELHOR, IMPLANTE OU PONTE FIXA?

Implante. Pois é suportado diretamente no osso com mais eficiência mastigatória ao contrário da ponte fixa que o dente perdido é suportado pelos dentes vizinhos sobrecarregando-os, além de ser necessário desgastá-los.

seta cosbE SE EU PERDI 4 DENTES SEGUIDOS?

Neste caso será analisada a viabilidade de ser instalado 4 implantes ou ser confeccionada uma ponte fixa de 4 elementos suportada em apenas 2 implantes.

seta cosbNESTE CASO NÃO SERIA MELHOR A PONTE FIXA CONVENCIONAL?

Não. Porque seria muito extensa comprometendo a estabilidade e haveria necessidade de desgastar mais de 2 dentes para suporte.

seta cosbMAS O IMPLANTE NÃO PODE TER REJEIÇÃO?

Não. O titânio, material que é feito o implante é bio-compatível, isto é, o organismo aceita.

seta cosbNÃO OCORREM INSUCESSOS COM IMPLANTES?

Podem ocorrer se o osso não se unir ao implante o que estatisticamente representa cerca de 3% dos casos, mas ainda com a possibilidade de serem reinstalados.

seta cosbE SE NÃO FOR POSSÍVEL A REINSTALAÇÃO?

Neste caso pode ser recomendado um enxerto para aumentar o volume do osso ou recorrer a outras soluções protéticas.

seta cosbO QUE É ENXERTO?

É uma técnica cirúrgica para aumentar o volume de osso na área do implante.

seta cosbCOMO É FEITO ESSE ENXERTO?

Através de transplante de osso do paciente, retirado da boca, do osso ilíaco ou da calota craniana. Dependendo da quantidade de osso necessária poderá ser utilizado também osso bovino, sintético ou de banco de ossos.

seta cosbO ENXERTO É UTILIZADO SOMENTE QUANDO NÃO SE TEM OSSO SUFICIENTE PARA O IMPLANTE?

Não. Muitas vezes um enxerto é indicado para aumentar também o volume da gengiva para que a prótese fique mais estética.

seta cosbENXERTOS PODEM TER REJEIÇÃO?

Sim. Por se tratar de um transplante pode haver rejeição que se manifesta por inflamação e reabsorção do enxerto sem, contudo causar maiores conseqüências à saúde geral do paciente.

seta cosbPODE-SE MINIMIZAR A OCORRÊNCIA DE REJEIÇÃO?

Sim. Com uma técnica cirúrgica eficiente e cuidados no pré e pós operatório evitando-se traumas e pressão sobre o enxerto.

seta cosbO QUE É IMPLANTE ZIGOMÁTICO?

Quando a maxila não apresenta osso em quantidade e ou qualidade, existe uma técnica cirúrgica e um implante especial para alcançar o osso zigomático que fica logo acima da maxila e embaixo dos olhos. Esse osso é compacto e volumoso e é utilizado a fim de se evitar enxertos; simplificando e agilizando o trabalho.

seta cosbNA MANDÍBULA NÃO TEMOS ESSE PROBLEMA?

Não. O osso da mandíbula é mais compacto do que o da maxila, o que dá maior estabilidade e resistência ao implante.

seta cosbIMPLANTE NA MANDÍBULA É MAIS FÁCIL?

Nem sempre. Temos também problemas de reabsorção óssea causada pela falta de dentes há muitos anos.

seta cosbE NESTE CASO NÃO TEM JEITO?

Existem técnicas cirúrgicas e implantes mais curtos para sanar este problema.

seta cosbSENDO ASSIM, SEMPRE DÁ PRA COLOCAR IMPLANTE DENTÁRIO?

A odontologia moderna sempre tem uma técnica se não ideal satisfatória para contornar todos os problemas.

seta cosbEXISTEM CONTRA INDICAÇÕES PARA A COLOCAÇÃO DE IMPLANTES?

Sim. Alguns pacientes podem ter problemas de saúde geral que os impedem de se submeterem a cirurgias, mesmo as mais simples como as para instalação de implantes. Doenças como a osteoporose, por exemplo, também pode impedir a óssea integração dos implantes.

seta cosbPESSOAS DE QUALQUER IDADE PODEM SE SUBMETER À INSTALAÇÃO DE IMPLANTES?

Sim. Desde que tenham mais de 17 anos que é quando temos a estabilização do crescimento ósseo.

seta cosbQUANTO TEMPO DURA UM IMPLANTE?

A longevidade de um implante depende de sua manutenção. Portanto visitas periódicas ao dentista são necessárias para prevenção de fatores que possam causar sua perda.

seta cosbQUAIS SÃO ESSES FATORES?

Focos de inflamação, infecção, restaurações quebradas que provocam infiltrações de bactérias, movimentações dentárias que podem provocar sobrecarga aos implantes e outros.

seta cosbQUAL A PERIODICIDADE QUE DEVO VISITAR O DENTISTA?

Geralmente em torno de 6 meses, porém existem casos de pessoas que devem retornar com mais freqüência, ou imediatamente no caso de uma emergência.

seta cosbO QUE PODE SER CONSIDERADO EMERGÊNCIA?

Dor e mobilidade do implante.

seta cosbE A PRÓTESE SOBRE O IMPLANTE, QUANTO TEMPO DURA?

Desgastes, perda da estética (mudança da cor), da harmonia facial e da retenção ao implante são fatores que determinam sua substituição.

TUDO SOBRE CLAREAMENTO DENTAL

seta cosbPOR QUE OS DENTES ESCURECEM?

Devido principalmente ao envelhecimento, consumo de alimentos bastante corados como café, chá, refrigerante, suco de uvas, vinho, verduras, legumes, molhos, etc., fatores genéticos, determinados medicamentos, trauma no dente, pigmentação por restaurações antigas, entre outros fatores.

seta cosbCOMO FUNCIONA O CLAREAMENTO DENTAL?

O clareamento dental é realizado com o gel clareador, que penetra no esmalte e na dentina, quebrando em partículas menores as moléculas dos pigmentos responsáveis pelo escurecimento dos dentes.

seta cosbPOSSO FAZER O CLAREAMENTO SOZINHO OU PRECISO IR AO DENTISTA?

Para sua segurança, o dentista deve acompanha-lo do início ao fim para garantir a saúde de seus dentes e comprovar os resultados.

CUIDADO COM CLAREADORES DENTAIS VENDIDOS EM FARMÁCIAS, SUPERMERCADOS E ATÉ EM SITES DE COMPRA COLETIVA. ESSES PRODUTOS DEVEM SER APLICADOS PELO DENTISTA OU SOB SUA SUPERVISÃO, POIS PODEM CAUSAR MUITOS PREJUÍZOS À SAUDE COMO HIPERSENSIBILIDADE DENTÁRIA (AQUELE “CHOQUINHO” NOS DENTES QUE ACONTECE GERALMENTE EM DIAS FRIOS AO ESCOVA-LOS), IRRITAÇÃO DA GENGIVA, IRRITAÇÃO GASTRICA CAUSANDO NAUSEAS E DORES NO ESTOMAGO E ALTERAÇÃO DA DUREZA, RUGOSIDADE E MORFOLOGIA SUPERFICIAL DO ESMALTE DENTAL, ENTRE OUTROS PROBLEMAS.

NOTA: NENHUM FABRICANTE DE CLAREADOR DENTAL SE RESPONSABILIZA POR TRATAMENTOS REALIZADOS SEM A SUPERVISÃO DO DENTISTA.

seta cosbQUALQUER PESSOA PODE REALIZAR UM CLAREAMENTO DENTAL? HÁ CONTRA-INDICAÇÕES?

Sim, Porém, antes de fazer o clareamento, é imprescindível que a saúde bucal do paciente seja avaliada por um dentista. Se houver necessidade, o profissional poderá tratar previamente eventuais condições, viabilizando o tratamento do clareamento dental.
Próteses em cerâmica e restaurações em resina não clareiam.

seta cosbQUAIS SÃO AS MODALIDADES DE CLAREAMENTO DENTAL?

Caseiro: Feito sob a orientação do seu dentista, o paciente realiza o clareamento em casa com moldeiras. Leva de 3 a 4 semanas, com o uso diário do gel clareador durante 1 à 4hs, conforme indicação.

Consultório: O dentista realiza o clareamento dental em seu consultório utilizando o lazer. Pode se atingir o resultado esperado em apenas uma aplicação, porém dentes muito escuros podem necessitar mais sessões.

Associada: É o clareamento dental realizado em consultório associado à técnica caseira. Leva em média 1 semana e é a técnica mais eficaz por manter por mais tempo os resultados obtidos.

seta cosbO CLAREAMENTO DENTAL PODE CAUSAR SENSIBILIDADE?

A incidência de sensibilidade depende muito de cada paciente. Somente o dentista poderá avaliar seu grau de sensibilidade, mas a técnica que causa menos sensibilidade é sem dúvida a técnica realizada em consultório (a lazer), pois nesta técnica o dentista protege as partes sensíveis dos dentes com uma barreira protetora e ainda pode usar produtos dessensibilizantes a base de nitrato de potássio e fluoreto de sódio ou até mesmo utilizar o lazer de baixa potencia, para auxiliar na reparação tecidual.

seta cosbO DENTE CLAREADO FICA ENFRAQUECIDO?

Não, o dente não fica mais frágil. O que pode ocorrer é uma perda mineral que será revertida pela ação da saliva. Alguns produtos clareadores dispõem em sua fórmula cálcio para minimizar esta perda mineral.

seta cosbPOR QUANTO TEMPO DURA UM CLAREAMENTO DENTAL?

Em média de 2 a 3 anos, mas depende muito dos hábitos alimentares e da higiene de cada paciente.

Qualidade para nós é fundamental.

Acompanhe nossas dicas

para cuidar melhor da sua saúde bucal!

Fale Conosco


Seu contato foi enviado com sucesso! TESTE TESTE TESTE